Selecione o idioma

sábado, 21 de setembro de 2013

Continua greve dos jornalistas do DOL e Diário do Pará








No primeiro dia de greve, os profissionais foram tomados pela emoção em um momento histórico. Eles fecharam parte da Avenida Almirante Barroso e ficaram acampados em frente à RBATV durante todo o dia. Entre as principais reivindicações estão um piso salarial de R$ 1.900, melhores condições de trabalho e a readmissão de um jornalista demitido após o início das manifestações.


Os jornalistas do Diário do Pará e do Diário Online decidiram que vão continuar por tempo indeterminado a greve em favor do piso salarial, deflagrada na última sexta-feira, 20. A paralisação foi aprovada pela categoria em assembleia promovida pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), no dia 14 de setembro. A decisão foi tomada devido à intransigência da diretoria da empresa, que se nega a negociar efetivamente a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

No primeiro dia de greve, os profissionais foram tomados pela emoção em um momento histórico. Eles fecharam parte da Avenida Almirante Barroso e ficaram acampados em frente à RBATV durante todo o dia. Segundo a presidente do Sinjor-PA, Sheila Faro, há mais de duas décadas não se via um movimento desta dimensão, com união e força da categoria. A greve obteve uma adesão de 80% dos jornalistas do Diário do Pará e do Portal Diário Online. Entre as principais reivindicações estão um piso salarial de R$ 1.900, melhores condições de trabalho e a readmissão de um jornalista demitido após o início das manifestações.

Iniciadas desde abril, mês da data-base dos jornalistas do Grupo, inúmeras tentativas de negociação foram feitas sem sucesso. Diversos ofícios foram enviados pelo Sinjor à empresa, solicitando negociação da pauta de reivindicações dos trabalhadores e todos foram ignorados. A empresa só se prestou a enviar representante quando o Sindicato pediu a intermediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.

A diretoria do Grupo só sentou com o Sindicato no dia anterior à greve, na quinta-feira, 19, em reunião marcada pela empresa apenas com os funcionários, que exigiram a presença do Sinjor na mesa de negociação. “Os trabalhadores sabem que seu representante legal é o Sindicato, que tem o respaldo para homologar acordos e resguardar seus interesses”, disse Sheila Faro.

Em uma tentativa de desmobilizar o movimento e enfraquecer a greve, ainda na noite de sexta-feira, a direção do Grupo RBA conclamou os profissionais a retornarem às suas atividades, alegando a existência de um acordo entre o Sindicato dos Jornalistas no Estado Pará (Sinjor-PA) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Pará (Sertep), que teria sido fechado durante reunião ocorrida nesta quinta-feira, 19.

Em nota, o Sinjor desmentiu a informação esclarecendo que não havia sido assinado nenhum acordo coletivo de trabalho 2013/2014, visto que todas as negociações continuam em andamento. O Sindicato ressaltou ainda que, mesmo que este acordo existisse, não teria nenhum vínculo com as reivindicações dos profissionais em greve, pois acordo coletivo entre o Sinjor e o Diário do Pará, nada tem a ver com o Sertep.

O Sinjor-PA informou que a paralisação continua e qualquer proposta que vier da empresa será submetida à apreciação dos trabalhadores, em assembleia geral. A greve ganhou o apoio de outras categorias, que se solidarizaram com o movimento dos jornalistas. Neste domingo, 22, às 10h, haverá um ato da Praça da República, com a presença dos jornalistas em greve e também de profissionais que trabalham em outros veículos de comunicação da capital. “Vamos mostrar para a sociedade os problemas enfrentados pela nossa categoria. Nosso movimento é pacífico e ordeiro”, completou Sheila Faro.

O movimento faz parte da campanha do piso salarial para jornalistas 2013, lançada pelo Sinjor-PA, com o tema “Jornalista Vale Mais”. Anteriormente à greve, foram realizadas quatro manifestações da campanha de valorização profissional no Estado. Uma em frente à SRTE, outra na TV Record e duas na RBA. Acompanhe mais informações sobre a greve dos jornalistas no link https://www.facebook.com/grevediarioedol?ref=ts&fref=ts



Nenhum comentário:

Postar um comentário