Selecione o idioma

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Mobilização em favor do piso salarial e pelo fim da violência contra jornalista

Diante do fato ocorrido na última segunda-feira, 26, com o jornalista e apresentador do programa Cidade Alerta, da TV Record Belém, Raphael Polito, que sofreu um atentado em frente a emissora, o Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA) solicitou na terça-feira, 27, uma audiência com os responsáveis pela TV, para discutir a segurança e integridade física dos jornalistas que trabalham na empresa. Segundo a presidente do Sinjor-PA, Sheila Faro, este fato está se tornando rotina na vida dos profissionais que trabalham para grandes grupos de comunicação, como fotógrafos, cinegrafistas, repórteres e até mesmo produtores. O Sindicato convoca a todos que apoiem esta iniciativa para ajudar a combater os casos de agressões injustificadas e violentas sofridas pelos jornalistas do Estado.

Aproveitando a ocasião do ato programado para esta terça feira, 3, às 9h, em frente a sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego –SRTE, em favor do piso salarial da categoria, o Sinjor-PA convida os colegas de profissão e toda a sociedade para comparecer e também assinar a lista de repúdio a violência praticada contra os jornalistas no Pará.

Para Sheila Faro é lamentável que tais fatos ocorram despercebidos, sem nenhum registro, nem mesmo nos meios pelos quais os profissionais prestam serviços. Ela disse que é necessário que estes veículos se posicionem a favor de seus trabalhadores. “Precisamos lembrar que o jornalista foi abordado e ferido no braço por um homem armado com faca em frente ao local de trabalho, e que a emissora sequer divulgou uma nota a respeito do caso. Estamos presenciando cenas violentas contra jornalistas, sem qualquer ação de defesa por parte dos patrões. Isso precisa mudar. Até porque o jornalismo não é uma profissão de risco, existem coberturas de risco e sabemos que os profissionais que cobrem as pautas mais arriscadas também não recebem nenhum adicional para isso”, ressaltou Sheila Faro.

A presidente ainda esclareceu que o Sinjor-PA, na qualidade de representante maior da categoria, vai continuar defendendo todos os jornalista, independentemente do meio ou órgão em que exercem a profissão. “Nossa função é lutar pelos interesses do profissional, sem fazer distinção a ninguém. Estamos aguardando a resposta a TV Record Belém, para darmos seguimento às ações”, afirmou.

Sheila informou ainda que o Sindicato vai promover um evento para fazer um grande debate sobre a situação da violência contra os jornalistas no Pará. “É inadmissível que estes profissionais continuem sendo vítimas de oportunistas em pleno exercício da profissão. Não vamos cruzar os braços diante de total descaso por parte das empresas que não dispõem o mínimo de segurança durante o trabalho do jornalista”, concluiu.

Serviço
Mobilização em favor do piso salarial e pelo fim da violência contra jornalista 

Data: 3 de setembro – terça-feira
Hora: 9h
Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego –SRTE
Endereço: Rua Gaspar Viana, 284, esquina com a rua 1º de Março - Campina
Informações: (91) 3246-5209

Nenhum comentário:

Postar um comentário