Selecione o idioma

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em uma tentativa de desmobilizar o movimento e enfraquecer a greve dos jornalistas do DOL e Diário do Pará, a direção do Grupo RBA conclamou os profissionais a retornarem às suas atividades, alegando a existência de um acordo entre o Sindicato dos Jornalistas no Estado Pará (Sinjor-PA) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Pará (Sertep), que teria sido fechado durante reunião ocorrida nesta quinta-feira, 19.

O Sinjor esclarece que não foi assinado nenhum acordo coletivo de trabalho 2013/2014. Todas as negociações continuam em andamento. O Sindicato ressalta ainda que, mesmo que este acordo existisse, não teria nenhum vínculo com as reivindicações dos profissionais em greve, pois acordo coletivo entre o Sinjor e o Diário do Pará, nada tem a ver com o Sertep.

Trata-se de mais uma manobra da direção da empresa, que tenta a qualquer custo intimidar os funcionários, subestimando a inteligência dos que apenas buscam melhores salários e condições de trabalho.

Não procede a afirmação de que houve tentativa de negociações em outras ocasiões. A empresa só sentou com o Sindicato no dia anterior à greve, na quinta-feira, 19, em reunião marcada pelo Grupo apenas com os funcionários, que exigiram a presença do Sinjor na mesa de negociação. Os trabalhadores sabem que seu representante legal é o Sindicato, que tem o respaldo para homologar acordos e resguardar seus interesses.

O Sinjor-PA informa que a paralisação continua e qualquer proposta que vier da empresa será submetida à apreciação dos trabalhadores, em assembleia geral. O ato da Praça da República neste domingo, às 10h, está mantido. Vamos mostrar para a sociedade os problemas enfrentados pela nossa categoria. Nosso movimento é pacífico e ordeiro.

O direito à greve está garantido na Constituição Federal e é um legítimo mecanismo de reivindicações dos direitos do trabalhador. Quem deliberou a greve foram os trabalhadores. A paralisação foi aprovada pela categoria em assembleia geral com a presença dos jornalistas, na sede do Sinjor, no dia 14 de setembro. Portanto, os próprios trabalhadores decidem quando encerrar o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário