Selecione o idioma

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Repórter e fotojornalista do Diário do Pará vencem o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo


Os jornalistas premiados aderiram à greve do Diário do Pará, há seis dias, para reivindicar melhores condições de trabalho e um piso salarial, como a maioria dos trabalhadores do veículo, que lutam por mais dignidade para a categoria.


O jornalista Ismael Machado e o fotojornalista Thiago Araújo, do jornal Diário do Pará, foram os vencedores, na categoria impresso, do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, lançado pela revista e o Portal Imprensa. A cerimônia de entrega aconteceu na noite desta quarta-feira, 25, no Itaú Cultural, em São Paulo.

A série especial “Suruís e a Guerrilha do Araguaia”, que fala sobre a participação dos índios da região do Araguaia na época da ditadura militar, foi a grande premiada da noite, derrotando trabalhos de grandes jornais brasileiros, como Folha de S. Paulo, Diário Catarinense, O Globo e Zero Hora.

Representando a dupla, Ismael fez um discurso emocionado sobre o movimento “Jornalista Vale Mais”, com um adesivo da campanha colado na camisa. "Nesse momento, repórteres do jornal em que trabalho, o Diário do Pará, estão em greve lutando por melhorias de trabalho e um salário digno. Esse prêmio é dedicado a eles", disse Ismael.

Os jornalistas premiados aderiram à greve do Diário do Pará, há seis dias, para reivindicar melhores condições de trabalho e um piso salarial, como a maioria dos trabalhadores do veículo, que lutam por mais dignidade para a categoria.

Thiago Araújo disse que a premiação veio no momento oportuno, pois o reconhecimento comprova a qualidade dos profissionais que trabalham neste veículo. Ele reforçou que este é mais um prêmio conquistado pelo jornal à custa de muito trabalho e dedicação por quem é tão mal remunerado. “Esta é a prova concreta do quanto precisamos ser valorizados, pois o prêmio dá credibilidade ao jornal. Estamos em plena greve por melhores salários e condições de trabalho. Espero que a empresa tenha a sensibilidade de reconhecer o valor de cada um desses talentos que lutam pela valorização profissional”, afirmou.

A presidência do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) e sua diretoria parabeniza estes grandes profissionais pela conquista. A premiação enaltece o jornalismo paraense e o coloca como destaque entre os principais do País.    

O Prêmio: O Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo é um dos principais da América Latina voltado para a produção jornalística e para o estímulo da liberdade e da ousadia na imprensa. A premiação não era realizada desde 2002. Em sua décima edição, o evento é considerado uma das maiores e mais prestigiadas premiações da área.

O nome do prêmio é uma homenagem ao primeiro jornalista assassinado no Brasil devido ao exercício da profissão, em 1830. Editor do Observador Constitucional, Líbero Badaró foi morto a tiros quando voltava para sua casa, no centro de São Paulo - e a rua do crime recebeu seu nome. É dele também um dos primeiros textos publicados no País em defesa da liberdade de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário