Selecione o idioma

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sinjor-PA repudia demissões de jornalistas do grupo RBA

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudia a demissão coletiva de jornalistas, iniciada nesta segunda-feira,18, pela Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), de propriedade da família Barbalho. A medida anti sindical ocorre ao final do prazo de estabilidade de 45 dias, firmado em acordo com o Sinjor-PA, numa flagrante retaliação aos participantes do vitorioso movimento paredista, que conquistou 30% de reajuste salarial em outubro passado e que chegará a 50% em abril de 2014.

Até o final da tarde, quatro jornalistas haviam sido demitidos, sendo dois do jornal Diário do Pará, uma da TV RBA e outro do portal Diário On Line. A assessoria jurídica do Sinjor-PA está estudando as providências jurídicas cabíveis, com o objetivo de resguardar os direitos dos jornalistas atingidos.

Na condição de legítima representante dos profissionais jornalistas no estado do Pará, o Sinjor-PA manifesta total solidariedade aos colegas que tiveram a coragem e a dignidade de romperem com o ciclo vicioso de super exploração do trabalho e de tratamento desumano a que estavam submetidos nas dependências da RBA. Os frutos dessa luta histórica, que chamou a atenção da sociedade e conquistou o apoio de vários sindicatos e, especialmente, dos jornalistas brasileiros, não se perderá. A força e a organização dos jornalistas foram testadas. A patronal, que tanto resistiu em valorizar os jornalistas, teve que ceder. Provamos que não há jornal sem jornalista e, muito menos, prêmios de jornalismo.

Diante disso, conclamamos todos os jornalistas a se envolverem num grande movimento de solidariedade que busca, sobretudo, a justiça para com os excelentes profissionais atingidos e também pelos que ainda poderão vir a ser atingidos por esse corte arbitrário.

Não podemos baixar a cabeça, não podemos fraquejar. Agora, mais do que nunca, precisamos nos unir, e de forma prática, lutarmos para conseguir reinserir nossos colegas no mercado de trabalho. Hoje foram eles, amanhã poderá ser qualquer um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário