Selecione o idioma

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Jordy faz pronunciamento em defesa do curso de jornalismo da UFPA



Atendendo ao pedido do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) fez na manhã desta quinta-feira, 12, no plenário da Câmara dos Deputados, um pronunciamento em defesa defesa do curso de jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), que teve seu vestibular de 2014 suspenso pelo Ministério da Educação.

Confira o pronunciamento na íntegra, abaixo:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

No último dia 06, o Ministério da Educação divulgou a suspensão do vestibular de 2014 da Universidade Federal do Pará para o mais antigo curso de jornalismo do Estado, o que surpreendeu a todos.

A medida foi tomada em razão, de acordo com o MEC, pelo curso ter recebido nota 2 (abaixo da média) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é utilizado como indicador de qualidade do ensino superior, através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Acontece Srs. e Sras. Deputados e Deputadas, que é de conhecimento amplo que muitos estudantes costumam boicotar o exame, deixando a prova em branco, por tê-lo como ineficiente e injusto para aferir a qualidade do ensino público no país, pois o governo não faz sua parte, garantindo a infraestrutura necessária para o perfeito andamento ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Portanto, consideramos injusta a determinação do Ministério, que afeta docentes, funcionários e estudantes, desvalorizando um curso que formou tantos jornalistas renomados e joga por terra o sonho de tantos estudantes que almejam seguir a carreira de jornalista.

Desta feita, pedimos aos técnicos do MEC e ao próprio Ministro Aloísio Mercadante, que reveja a medida, analisando se possível in loco, as condições que levaram ao curso apresentar a nota 2, e tomando se necessário, as providências necessárias, tais como investimentos, de modo que todas as condições para que o Jornalismo da UFPA continue formando novos e melhores profissionais de comunicação.

Era o que tinha a dizer Sr. Presidente.

Deputado Arnaldo Jordy

Nenhum comentário:

Postar um comentário