Selecione o idioma

domingo, 30 de março de 2014

Sinjor-PA se solidariza com mais dois trabalhadores demitidos no Grupo RBA


A Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA) demitiu, neste fim de semana, mais dois trabalhadores que participaram ativamente da greve ocorrida em setembro do ano passado. Na sexta-feira, 28, o grupo dispensou o jornalista Brunno Gustavo, do Diário Online, e, na tarde deste sábado, 29, o fotógrafo Thiago Araújo, do Diário do Pará, também foi surpreendido ao receber a carta de demissão ainda na recepção da empresa. Até o momento, 16 funcionários foram vítimas de retaliação. O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) manifesta, mais uma vez, sua solidariedade aos profissionais demitidos e repudia essa medida ofensiva que fere os direitos dos trabalhadores.

Com essa série de demissões, fica evidente o caráter revanchista praticado pelos diretores de um grupo de comunicação comandado por políticos, que se dizem lutar pelas causas do povo, porém, não sabem lidar com trabalhadores que reivindicam melhores salários e condições dignas de trabalho. Com tal atitude, o Grupo RBA reforça a falta de respeito e confirma o cenário hostil instalado nas dependências da empresa, como por exemplo, o assédio moral, uma prática que impera no local.

A maioria das demissões ocorreu de forma desumana, quando a direção da empresa submeteu alguns profissionais ao constrangimento ao dispensar cinco jornalistas na recepção da empresa, que foram surpreendidos com a decisão ao chegarem para mais um dia de trabalho. Importante lembrar que os quatro primeiros demitidos, em novembro do ano passado, nem tiveram aviso prévio. Eles foram dispensados um dia após o fim da estabilidade firmada com o Sinjor. Antes mesmo da greve, outro jornalista já havia sido cortado do Diário do Pará, por participar da organização do movimento Jornalista Vale Mais.

O Sindicato se coloca à disposição do jornalista Brunno Gustavo, e do fotógrafo Thiago Araújo. Entidade ressalta que a resistência e avanço das conquistas dos trabalhadores dependem da sua organização, participação e luta. Conclamamos, portanto, os jornalistas do Pará a repudiarem esse comportamento desleal e antissindical por parte da patronal. O momento é de nos unirmos em torno dos interesses de uma categoria que necessita de valorização profissional e, principalmente, que luta por respeito e dignidade. Não vão nos calar em nenhuma hipótese! Jornalista Vale Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário