Selecione o idioma

segunda-feira, 14 de abril de 2014

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A AGRESSÃO SOFRIDA PELA JORNALISTA ALIENE RIBEIRO

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) vem a público repudiar mais um ato de repressão praticado por policiais contra profissionais da imprensa. No último dia 07 (segunda-feira), a jornalista paraense Aliene Ribeiro foi agredida covardemente por Policiais Militares na estação da Luz, em São Paulo. A agressão ocorreu no momento em que ela filmava com celular a revista arbitrária a que estava sendo submetido um amigo, quando pararam para pedir informação em uma base da PM.

Depois de passar a informação, o PM abordou o amigo da jornalista e pediu a sua identidade, que imediatamente foi entregue. Em seguida, o policial obrigou o rapaz a colocar as mãos na cabeça para passar por uma revista pessoal. Aliene tentou convencer os policiais que não havia necessidade da revista, mas foi ignorada. Diante da insistência dos policiais, ela se identificou como jornalista e começou a filmar o fato.

Sem nenhum motivo, os policiais pediram reforço de uma viatura que trouxe mais três militares. Na sequência, eles espirraram gás de pimenta no rosto da jornalista e, covardemente deram um chute em sua perna esquerda. Não satisfeitos, eles ainda tomaram seu celular. Após as agressões, Aliene foi levada de camburão para o 2º Distrito Policial no Bom Retiro. Lá, os dois prestaram depoimento e Aliene foi encaminhada para exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

O Sinjor-PA lamenta a crescente onda de violência contra jornalistas e pede que mais esse episódio seja apurado pelas autoridades competentes, para que os culpados não fiquem impunes. Policiais agressores precisam ser punidos para que situações semelhantes não se repitam. O Sinjor-PA repudia a ação autoritária da PM de São Paulo e se solidariza com a jornalista paraense Aliene Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário