Selecione o idioma

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Assembleia do Sinjor-PA mobiliza jornalistas em Santarém

Mais um momento de afirmação da luta do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) ocorreu na noite desta quinta-feira, 17, na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), em Santarém, durante assembleia com os jornalistas da região. Os trabalhadores compareceram à assembleia para discutir, juntamente com os diretores e a assessoria jurídica do Sinjor, soluções para as principais reivindicações da categoria.

Os trabalhadores referendaram os quatro pontos para a pauta de reivindicações da data-base 2014 do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Pará (Sertep): piso salarial, aumento real, auxílio alimentação e adicional de risco de vida. A assembleia também deliberou que será feito um planejamento a médio prazo para sindicalização dos jornalistas de Santarém, visando ao processo eleitoral da Diretoria Regional, que deverá acontecer no próximo ano.
O Sindicato recebeu denúncias de desvio de funções e descumprimento das cláusulas da convenção coletiva do Sertep. A entidade sindical, inicialmente vai tentar um acordo via administrativa para tratar sobre o assunto. Caso não obtenha resposta, recorrerá à Justiça do Trabalho. Também foi deliberado que o Sinjor iniciará um diálogo com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para propor a implantação do Curso de Jornalismo em Santarém.
Para o jornalista, Fabrício Galúcio, a assembleia representou um avanço na luta pelos direitos dos jornalistas que atuam na região e sofrem com as condições precárias de trabalho e com a desvalorização profissional. “Me sinto amparado por uma instituição que realmente defende os direitos da categoria. Isso desperta um sentimento de justiça. Esse é um dia histórico para nós, jornalistas santarenos, e para a classe como um todo”, afirmou.
A presidente do Sinjor-PA, Sheila Faro, disse que a confiança no trabalho do sindicato tem aumentado junto aos jornalistas paraenses. Segundo ela, a defesa firme dos direitos da categoria tem sido prioridade entre as ações do Sindicato. “Este encontro reforça o compromisso do Sinjor pelas causas dos jornalistas da capital e do interior. A assembleia mostrou o interesse da categoria, inclusive dos novos profissionais que estão entrando no mercado. Nos propomos a intensificar o trabalho nas academias para informar os alunos sobre seus direitos antes mesmo de se profissionalizarem”, disse.
O Sinjor-PA também foi representado pelo assessor jurídico do Sindicato, André Serrão, pelas diretoras Eliete Ramos e Roberta Vilanova, eleita a presidência do Sinjor, e também o vice-presidente eleito, o repórter cinematográfico, João Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário