Selecione o idioma

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Justiça trabalhista julgará demissões de mais cinco jornalistas no Grupo RBA

Acontecerá na próxima quinta-feira, 31, às 10h, na 5ª Vara do Trabalho de Belém, nova audiência da ação coletiva ajuizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), contra as demissões arbitrárias no Grupo RBA. Dessa vez, em favor dos jornalistas Elias Santos, Yorranna Oliveira, Edmê Gomes, Thamires Figueiredo e Daniele Brabo. Os trabalhadores foram dispensados após a greve ocorrida em setembro do ano passado, depois do fim do prazo de estabilidade de 45 dias firmada em acordo com o Sindicato.

Ainda em relação aos processos ajuizados pelo Sinjor-PA contra o grupo RBA, no dia 7 de abril foi publicada a sentença da ação coletiva que obriga a reintegração dos jornalistas Amanda Aguiar, Felipe Melo, Cris Paiva e Adison Ferrera. A decisão também obriga que o grupo pague uma indenização no valor de R$ 30 mil, a título de danos morais, a cada um dos quatro jornalistas demitidos em novembro do ano passado. A decisão foi exarada pela juíza substituta da 5ª Vara da Justiça do Trabalho, Karla Martins Frota, que julgou totalmente procedente a ação movida pelo Sindicato.

No dia 26 de maio, Karla Martins Frota, sentenciou os embargos de declaração protocolados pelo Grupo RBA, e manteve a sentença anteriormente conferida. A empresa recorreu novamente da decisão e o processo aguarda julgamento do recurso.

Para o assessor jurídico do Sinjor, André Serrão, a expectativa é que a justiça do trabalho da 5ª Vara continue com as decisões em favor dos trabalhadores, que têm o direito de greve garantido pela Constituição Federal do Brasil. “Os jornalistas foram dispensados de forma arbitrária. Acreditamos que a justiça continuará reconhecendo que as demissões foram feitas por vingança e perseguição”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário