Selecione o idioma

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sinjor-PA cobra da Funtelpa melhoria nas condições de trabalho

A presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Adelaide Oliveira, se comprometeu em melhorar o meio ambiente de trabalho na Unidade Portátil de Jornalismo (UPJ). Esse compromisso foi firmado em reunião ocorrida nesta quarta-feira, 2, pela manhã na sede da Fundação, com representantes do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA). As melhorias a serem feitas na UPJ, local destinado aos equipamentos e repórteres cinematográficos, serão efetivadas até o dia 30 de julho. Nova reunião entre Sinjor-PA e a presidente da Funtelpa está agendada para o dia 5 de agosto.

Em visita à Fundação, no início de junho, o Sinjor-PA detectou a queda de parte do forro na UPJ. Esse desabamento expôs a tubulação de um banheiro localizado no andar de cima, comprometendo o ambiente. A entidade sindical também detectou que a UPJ não tem nem ventilação, nem refrigeração e que os móveis são inadequados.
O Sindicato enviou oficio com estas denúncias solicitando reunião com a presidenta da Funtelpa, Adelaide Oliveira, cobrando providências à precária situação do local onde diariamente transitam cerca de 30 trabalhadores entre repórteres cinematográficos, técnicos e auxiliares.

Atendendo a demanda dos trabalhadores, a reunião entre Sinjor e Funtelpa também tratou de desvio e acúmulo de funções. Alguns profissionais exercem a função de repórter cinematográfico, porém, suas carteiras profissionais ainda estão assinadas como operador de VT, função já extinta.
Adelaide Oliveira reconheceu que não tem número de profissionais suficiente. Ela disse que está sendo preparado um projeto de lei, a ser apresentado à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que altera a personalidade jurídica da Funtelpa, de direito público privado para fundação pública de direito público, prevendo a contratação de mais pessoal via a realização de concurso público.

Atendendo a proposta do Sindicato, Adelaide Oliveira também se comprometeu em discutir a construção de um acordo coletivo de trabalho, conjuntamente com a Secretaria de Estado de Administração (Sead). O Sinjor enviará ofício à titular da Secretaria, Alice Viana, agendando essa discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário