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sábado, 15 de novembro de 2014

Sinjor-PA defende fortalecimento da comunicação

O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA) participou, no dia 11 de novembro, da oficina temática de Economia Criativa promovida pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e Secretaria Municipal de Economia (Secon) no Espaço São José Liberto em Belém. Parte do projeto “Belém 400 anos”, a oficina tinha como objetivo traçar metas e ações para as políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico da capital paraense.

O Sinjor-PA foi representado pelo diretor Wildes Limas, que também é representante da Associação de Donos de Bancas de Revistas de Belém. Integrando o grupo que deu sugestões aos setores de comunicação, leitura, literatura e audiovisual, Lima levou algumas demandas do setor.

Um dos pontos listados foi a necessidade do fortalecimento da comunicação pública por meio da realização de concursos públicos para ocupar as assessorias de comunicação das secretarias municipais e estaduais. Também com esse objetivo o Sinjor-PA sugeriu a descentralização da verba pública de publicidade em dois sentidos: 1) dividindo a verba de anúncios entre pequenos anunciantes, para incentivar pequenos empreendimentos de comunicação, e 2) descentralizando a verba de publicidade da Secretaria de Comunicação, permitindo que outras secretarias possam contratar serviços de comunicação terceirizados.

Em relação às políticas públicas, o Sinjor-PA sugeriu a criação dos Fóruns Estadual e Municipal de Comunicação a fim de manter um debate público e contínuo sobre as políticas públicas do setor. Também foi sugerido o fortalecimento das instituições de ensino em comunicação com a criação do curso de comunicação social da Universidade do Estado do Pará (Uepa), além da inserção da disciplina de “Comunicação Social e Audiovisual” no ensino médio da rede pública.

Por fim, o Sinjor-PA sugeriu a ampliação da rede de sinal de internet na capital, fazendo chegar a centros comunitários e escolas; o incentivo ao empreendedorismo em comunicação, com linhas de financiamento para compras de equipamentos, e cursos de empreendedorismo na área.

No campo do audiovisual, o grupo de que o Sinjor-PA fez parte sugeriu, entre outras ações, a criação de um concurso de roteiros para realizar ao menos dois longas metragens sobre a cidade em quatro anos. Na literatura, sugeriu-se a ampliação dos editais para o setor e ampliação das publicações, incorporando livros de arte, fotografia e outros. Na linha de leitura, Wildes Lima sugeriu a criação de pontos de leitura junto às 400 bancas de revistas que existem na capital.

Participaram representantes da revista PZZ, de agências de publicidade e assessores de comunicação. A oficina temática de Economia Criativa foi uma a das 11 oficinas temáticas que a Prefeitura e o Governo do Estado vão realizar até o final do ano para compor o Projeto Belém 400 anos.

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