Selecione o idioma

domingo, 2 de novembro de 2014

Sinjor-PA participa de debate sobre ética na profissão




O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) participou na última sexta-feira, 31, na Universidade Federal do Pará (UFPA), de um debate que discutiu assuntos relacionados à ética na profissão, promovido pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACO) da Universidade. A temática também foi debatida com o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Pará (Sinapro-PA) e o Sindicato dos Publicitários do Pará (Sipep).

O evento, que reuniu estudantes do Curso de Jornalismo da UFPA, foi mediado pela presidente do Sinjor, Roberta Vilanova, e pelos diretores da entidade, Avelina Castro e Elielton Amador. Na oportunidade, os alunos conheceram sobre o funcionamento e a estrutura do Sindicato, como a composição da diretoria e as ações desenvolvidas pela instituição. Jornada de trabalho, assédio moral, sindicalização e valorização profissional também foram abordados.
Para Elielton Amador, o profissional precisa ter o compromisso com a ética para a criação de um clima organizacional positivo e um relacionamento responsável com a sociedade. “Cada um de nós temos o dever de nos mantermos vigilantes quanto à questão da ética. Precisamos ter cuidado para não sermos preconceitos ou qualquer coisa do gênero, principalmente hoje, na era do mundo globalizado, onde as mídias sociais disseminam as informações rapidamente”, completou.

Avelina Castro explicou aos acadêmicos o papel do Sindicato e a importância da sindicalização. “O Sinjor funciona como suporte e apoio para os jornalistas. Precisamos unir trabalhadores para nos organizar e lutar. O Sindicato é um espaço onde podemos de alguma forma funcionar como uma resistência à força que a grande mídia tem. Só assim vamos conseguir um pouco mais de dignidade e contribuir para a construção de um mundo melhor”, afirmou.

Roberta Vilanova ressaltou a necessidade da união e participação da categoria para fortalecer a luta. “Nossa missão é defender os interesses da categoria em prol das conquistas por melhorias. Daí a importância da participação dos profissionais, do compartilhamento da experiência e também da aproximação com os acadêmicos para somarmos forças”, disse Vilanova.
Segundo George Miranda, estudante do sexto semestre do Curso de Jornalismo e coordenador político do Caco, o debate visa a aproximar Sindicato e acadêmicos. “Hoje promovemos um encontro super bacana, pois tivemos a oportunidade de dialogar e apontar caminhos para um Sindicato mais forte e atuante. Além disso, tivemos a presença de representantes do Coletivo Sindicato é pra Lutar. Foi o primeiro de muitos momentos de integração que ainda virão”, observou.
A direção do Sinjor também foi representada pelos diretores Victor Furtado, Ana Paula Mesquita, Edyr Falcão e Wildes Lima. Os diretores reiteraram que os trabalhos do Sindicato podem ser feitos de forma integrada, com a participação dos alunos, profissionais e também do Coletivo Sindicato é pra Lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário