Selecione o idioma

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sinjor-PA protesta contra o caos na Segurança Pública no Pará e pede providências

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) vem a público protestar contra o caos instalado na área de Segurança Pública no Pará e exigir do Governo do Estado medidas que ponham fim à guerra entre policiais e criminosos, que está colocando em risco a vida de pessoas inocentes. Por isso, o Sinjor-PA enviará ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública solicitando informações oficiais sobre o que está acontecendo, em especial, na cidade de Belém, considerando a madrugada de pânico vivida pela população.

Quanto aos profissionais de jornalismo, que ficam mais expostos à violência nesse tipo cobertura, o Sinjor-PA exige que os veículos de comunicação providenciem equipamentos de segurança como coletes à prova de bala para todos os profissionais da equipe de reportagem. Aliás, o Sindicato vem cobrando isso há bastante tempo das empresas jornalísticas. Caso não providenciem os equipamentos de segurança e coloquem em risco a vida dos jornalistas, o Sindicato tomará medidas judiciais contra as empresas.

Além disso, uma equipe de diretores fará visita às redações para saber se os equipamentos estão sendo providenciados para os jornalistas. Pois a busca pela informação não deve se sobrepor a vida do profissional de jornalismo.

O Sinjor-PA orienta, ainda, que em momentos de pânico como o que ocorreu durante a madrugada, é dever do jornalista apurar os fatos e não reforçar a comoção, angústia e medo coletivo, disseminando vídeos, fotos e informações sem credibilidade ou sem fontes oficiais. Fazer isso apenas colabora com o clima de insegurança, caracterizando irresponsabilidade e falta de ética.

Por fim, o Sinjor-PA avisa que estará vigilante na cobertura jornalística não só na editoria de polícia, mas em todas as editorias, pois sabe que os fatos também serão explorados no âmbito da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário